quinta-feira, 30 de abril de 2009




Swadhisthana Chakra


A palavra sânscrita swa significa "próprio de" e adhisthana significa "morada ou residência". Portanto, swadhisthana significa “da própria residência". Embora muladhara ocupe um lugar muito importante no esquema dos chakras, swadhisthana, que está localizado muito perto de muladhara, também está envolvido e é responsável pelo despertar de Kundalini Shakti no muladhara. Na verdade, foi explicado anteriormente que a sede de Kundalini estava em swadhisthana, mas houve uma queda, e posteriormente mahakundalini repousou no muladhara.




A localização ponto

Swadhisthana corresponde aos sistemas reprodutor e urinário no corpo físico e é fisiologicamente relacionado à próstata ou útero-vaginal nos plexos nervosos. A localização de swadhisthana está na base da coluna vertebral, ao nível do cóccix ou tailbone. Ele é um pequeno osso que pode ser sentido logo acima do ânus. Ele está anatomicamente muito perto de muladhara chakra em ambos os órgãos sexuais, masculino e feminino. Swadhisthana kshetram está na frente do corpo ao nível do osso púbico.



Simbologia Tradicional

Swadhisthana pode ser visto na cor preta, pois é a sede primária da ignorância. No entanto, tradicionalmente, é retratado como um vermelhão com seis pétalas alaranjadas ou lótus vermelho. Em cada pétala existe uma letra: bam, bham, man, yam, ram, and lam, escritos na cor do relâmpago.

O elemento deste Chakra é a água, simbolizado por uma lua crescente branca dentro da pericarpo do lótus. A lua crescente é formada por dois círculos que produzem mais dois yantras. A maior tem pétalas viradas para fora e representa a dimensão da consciência da existência. No interior da lua crescente tem uma pétala semelhante mas num círculo menor, com suas pétalas pétalas virada para dentro. Esta é a dimensão inconsciente, a provisão de karmas indefinidos. Estes dois yantras estão separados pelo crocodilo branco na lua crescente. O crocodilo é o veículo que transporta toda a ilusão mental da vida inconsciente. Ela simboliza o movimento subterrâneo do karma. Sentado sobre o crocodilo está o bija mantra vam, também inoxidável e branco.

Dentro do bindu do mantra reside o Deva Vishnu e a devi Rakini. Vishnu tem quatro braços, seu corpo é de um azul luminoso, ele está vestindo traje amarelo e eis que repousa belíssimo. Rakini é a cor de um lótus azul e ela está vestida em vestes celestes e ornamentada. Com seus braços levantados ela segura várias armas e sua mente é elevada conforme ela bebe o néctar. Ela é a deusa do reino vegetal, e como swadhisthana chakra está intimamente relacionado com o mundo vegetal, a observância de uma dieta vegetariana é uma prática importante para despertar este chakra.



O loka para swadhisthana é bhuvar, o plano intermediário da consciência espiritual. O sentimento tanmatra ou relacionado com este chakra é o paladar. O gyanendriya ou sensação de conhecimento é a língua. O karmendriya ou sensação de ação são os órgãos sexuais, rins e sistema urinário. O governante vayu de swadhisthana é vyana que circula por todo o corpo e swadhisthana e manipura são a sede do pranamaya Kosha.

Diz-se que quem medita sobre Kundalini em swadhisthana chakra é imediatamente liberto dos seus inimigos interiores - luxúria, ira, cobiça, etc. Seu néctar é como um fluxo de palavras em verso e prosa e num discurso bem-fundamentado. Ele se torna como o sol iluminando as trevas da ignorância.




Morada do inconsciente

Swadhisthana é considerado como o substrato ou a base de cada existência humana. O seu homólogo no cérebro é o inconsciente e sua reserva domiciliar de impressões mentais ou samskaras. Diz-se que todos os karmas, as vidas passadas, as experiências anteriores , a dimensão maior da personalidade humana que está no inconsciente, podem ser simbolizados por swadhisthana chakra. A existência individual tem sua raiz na mente inconsciente, e as muitas unidades do instinto que se fazem sentir no nível deste chakra borbulham a partir do profundezas do inconsciente.

No tantra não existe o conceito de animal, e do dono do animal. Em sânscrito, pashu forma o animal e pati forma o mestre. Pashupati é o comandante ou o controlador de todos os instintos animal. Este é um dos nomes do deus Shiva, e é também um dos atributos de swadhisthana chakra. Segundo a mitologia, pashupati é o inconsciente total. Ele tem controle absoluto sobre muladhara chakra e a propensão animal durante a primeira etapa da evolução do homem.

O princípio do inconsciente de swadhisthana nunca deve ser considerado como um processo inativo ou latente. Pelo contrário, é muito mais dinâmico e poderoso do que a consciência normal. Quando a Shakti entrar em swadhisthana chakra há uma experiência esmagadora deste estado inconsciente. É diferente de muladhara, que é a expressão manifesta desse inconsciente. Em muladhara, o karma das fases menores de nossa evolução se manifestam sob a forma de raiva, ganância, inveja, paixão, amor, ódio e assim por diante. Lá estamos trabalhando o karma, manifestando e expressando-o abertamente. No nível do swadhisthana, no entanto, não há nenhuma atividade consciente ou manifestação. Esta é hiranyagarbha, o útero universal, onde tudo existe em um estado potencial. No Rig Veda, é dito:

"No início da criação houve hiranyagarbha, depois veio toda a vida seres humanos, todos os seres que existem, e Ele era o protetor de todos."

No inconsciente coletivo, os samskaras e os karmas existem em um estado de semente. Por exemplo, ontem, você pode ter tido uma experiência agradável ou dolorosa. Essa experiência tornou-se um processo subconsciente ou força que está agindo, colorindo a sua percepção consciente de hoje. Tal como isto, há muitas experiências do passado que nós não temos consciência, mas, no entanto, recordar que estão influenciando determinantemente uma parte no nosso comportamento quotidiano, atitudes e reações. Existem muitos karmas influenciando-nos neste caminho, mas continuamos completamente esquecidos deles.

De acordo com o tantra cada uma das percepções, das experiências e das associações são gravadas. Se você tem uma desavença ou intercâmbio amargo, isto é um registro muito forte. No entanto, se acontecer de passar alguém no seu caminho, e você olhar para ele, isto também é registrado. Muitas coisas estão dentro da sua ordem de associação, e todos elas são automaticamente registradas. Elas não são analisadas, mas simplesmente são depositadas em algumas camadas da mente. Todo aquele karma insignificante que têm sido registrado automaticamente na nossa consciência, forma, o inconsciente total.

Em Kundalini Yoga, swadhisthana é frequentemente considerado como um obstáculo no sentido de que estes karmas dormem embutidos no inconsciente e não permitem que Kundalini suba e passe através dele. Após o despertar inicial, Kundalini retorna em sua sonolência de tempos em tempos novamente, unicamente devido aos bloqueios karmicos em swadhisthana. Estes karmas estão fora do alcance da análise. Eles praticamente têm qualquer forma, mas são uma grande força. Para dar um analogia crua, suponha que existe um grande reservatório de água em que você coloque todos os tipos de coisas. Se você esvaziar o tanque cinco anos mais tarde, e examinar o conteúdo, você encontraria os mesmos objetos que você colocou lá. As coisas ainda estariam lá, mas a sua forma teria mudado. O karma do inconsciente coletivo existe em swadhisthana como um molde ou energia um pouco como no caso deste tanque.

Portanto, o despertar de swadhisthana apresenta muitas dificuldades para o sadhaka. Quando a explosão ocorre e swadhisthana começa a entrar em erupção, o aspirante se torna frequentemente confuso e perturbado pela ativação de todo este material subconsciente. É totalmente impossível para ele entender essas impressões, que muitas vezes são atribuídas a uma perturbação mental.

Embora o sadhaka possa ficar devidamente apreensivo sobre como entrar nesta fase do despertar, é absolutamente necessário para sua evolução espiritual. Desde que ele tenha um guru ou guia competente que sabe como evitar as armadilhas dessa área, swadhisthana pode ser percorrido de forma segura e sem problemas.



Swadhisthana e purgatório

Quando Kundalini está residindo em swadhisthana chakra, o último vestígio do karma está sendo expulso e todos os samskaras negativos expressam-se e são expulsos. Neste momento você pode ficar zangado, com medo ou cheio de fantasias sexuais e paixão. Você também pode experenciar letargia, apatia, depressão e todos os tipos de características tamasicas. A tendência para a letargia é muito forte e você só quer dormir e dormir. Esta fase de evolução é conhecida como purgatório, e se você ler a vida de muitos dos grandes santos, você verá que a maior parte deles encontrou uma grande turbulência e tentações, quando eles estavam passando por esta fase.

Quando Lorde Buda estava sentado sob a árvore bodhi esperando pela iluminação, ele foi visitado por Mara. Mara é a força de um demônio mitológico, a mesma força que a Bíblia refere-se como Satanás. Assim como Satanás é um tentador, assim Mara é uma mulher sedutora. Esta força demoníaca não é externa, é uma força interna que pode ser encontrada em todos. Situa-se a uma profundidade muito grande da nossa personalidade e é capaz de criar ilusão. Na tradição budista, Mara é representada por uma cobra grande, uma pessoa com grande dentes grotescos e uma cara horrível, ou como belas mulheres nuas oscilando em torno da espera para abraçar um aspirante que está envolvido em seu sadhana. Estes são símbolos mitológicos, sem dúvida, mas são realidades.

Somente aqueles que são destemidos e de vontade forte poderão sobreviver através da tentação. Todo grande homem e cada santo tiveram de se submeter a esta experiência peculiar, que é como a derradeira explosão da semente da vida. Parece que a semente do homem, do ciclo de nascimento e renascimento, está situado no swadhisthana chakra. E embora a maior parte das pessoas enfrentam dificuldades quando estão em movimento através do terreno da swadhisthana, se tiver a graça de um guru e indomável e invencível vontade, e se ele foi sincero e não hipócrita em sua busca espiritual, se tiver muita certeza sobre o seu objetivo e entender que estas experiências são purgatórias, ele pode enfrentar as dificuldades e superá-las devidamente.

Se alguém vacilar mesmo que ligeiramente, Kundalini voltará ao muladhara e o real despertar vai ser mais difícil. Assim, nas primeiras fases do sadhana e do despertar, a pessoa deve ter uma espécie suprema de vairagya (distanciamento). Não deve ser vairagya intelectual, mas o resultado de uma análise minuciosa das situações de vida. Onde está o final para os prazeres da vida? Pode sempre satisfazer os seus desejos? Mesmo quando você atingir a idade de 80 ou 90 e seu corpo já não puder desfrutar dos prazeres, a mente ainda os habita constantemente. Você pode deixar todos os prazeres sensuais, mas o sabor vai permanecer na mente.

Se um sadhaka compreender esta verdade, que os desejos nunca podem ser satisfeitos em uma vida útil, ou mesmo em milhares de vidas, então Kundalini pode passar através swadhisthana seguro e relativamente rápido, e fazer o seu caminho para manipura chakra. Sem esta compreensão, swadhisthana se transforma em uma impenetrável cortina de ferro e talvez só em milhares poderá transcendê-lo. Muitas pessoas despertam Kundalini com bastante facilidade, mas passar pel fronteira de swadhisthana é outra coisa, você não pode passar sem um visto.




A crise sexual

Lembro-me de ter lido um livro escrito por um swami conhecido e que teve dificuldades de passar por swadhisthana. Ele escreveu: "Eu estava sentado a noite toda e nada mais de sexo e pensamentos sensuais vieram à minha mente. E eu sonhei com muitas mulheres apresentando-se em suas formas nuas, e todo o meu corpo estava ficando quente e frio, quente e frio. Por fim, eu tive uma dor de cabeça, e em um ponto, pensei que o meu coração fosse entrar em colapso.

"Durante a crise, a face usual do meu guru surgiu como um vislumbre. Seu rosto estava austero e inexpressivo, e de tal modo serviu para trazer a minha temperatura de volta ao normal. No entanto, eu estava me confrontando com um poderoso lado da minha mente, continuando até de manhã. Por último, quando amanheceu, eu respirava um suspiro de alívio. Mas então, quando eu sentei-me para meditação à noite, eu tive sentimentos mistos. Eu tive medo na minha mente e confiança também.

"Todos os dias a mente divertia-se com seus truques em mim. Então uma noite Parvati veio a mim. Parvati é a Shakti do deus Shiva, e ela é a Mãe divina. Eu sabia que ela era Parvati, mas porque ela estava tão linda, e ela estava usando um vestuário quase transparente, eu comecei a desejá-La. Ao invés de lembrar que ela era a mãe divina, minha mente foi mais consciente da forma transparente por detrás do vestuário.

"Como um flash de raios meu guru mostrou seu rosto e eu recobrei meus sentidos e rezei, 'Mãe, retirar essa ilusão. Eu não posso enfrentar estas experiências. Você é a doadora da liberação e você é a criadora das ilusões. Você tem o poder de lançar-me para trás no ciclo de nascimento e renascimento, e você tem o poder de levantar-me deste pântano de ignorância.”

"Enquanto eu rezava, lágrimas rolavam pelo meu rosto e eu senti uma brisa fria passar pelo interior do meu corpo. Todo o panorama desapareceu e eu entendi que Kundalini tinha passado por swadhisthana e estava agora a caminho manipura".




Transformando a energia primaria



Quando não há mais nenhum desejo sexual de qualquer tipo de manifestação no aspirante, e quando não houver mais atração pessoal, significa que Kundalini passou além de swadhisthana chakra. No entanto, quando se lida com a questão do sexo, sua compreensão deve ser muito aprofundada. Embora você não possa ter qualquer conhecimento sexual, no momento, isto não quer dizer os seus desejos foram exterminados. Eles poderiam estar em um estado reprimido. Existe um processo automático de supressão na constituição humana, e que é inerentemente mental em nosso próprio ser.

Os rishis hindus afirmaram que a percepção dos desejos sexuais podem se manifestar em qualquer fase de evolução. Eles são muito agudos e claramente expressos quando alguém está em swadhisthana e continua a ter fantasias, mas esta consciência sexual nunca realmente morre, pois é alimentada pela da energia primária que está presente em tudo e em todos. O sexo é apenas uma expressão de tal maneira e que, portanto, pode se manifestar em qualquer fase, e ninguém nunca deve pensar que o tenha transcendido. É mesmo um presente quando alguém está no mais alto estado de consciência. A única diferença é que, em swadhisthana está em um estado muito perturbado, enquanto nos maiores centros de evolução, é uma semente na forma. Afinal, o que é bhakti ou devoção, o que é união? Eles são a pura forma de energia sexual sublimada.

A energia em diferentes níveis é conhecida por diferentes nomes. No mais alto nível é chamada experiência espiritual. Sobre o nível emocional, é conhecida como o amor. Sobre o nível físico é conhecido como sexo, e no nível mais baixo, é conhecido como avidya ou ignorância. Assim portanto, quando se fala de sexo, você deve compreender que é apenas uma determinada forma de energia. Assim como requeijão, manteiga e queijo são diferentes formas de um coisa - o leite, a energia tem diferentes manifestações. Matéria é a manifestação do asqueroso energia; no último estado, a matéria é energia. Assim, a energia e a matéria são intraconversíveis. Um pensamento é um objeto e um objeto é um pensamento. Este órgão é a consciência e a consciência tornou-se este órgão. Da mesma maneira que você compreende isso, você tem que perceber e redefinir a percepção sexual.

Os rishis dizem que a mesma energia que flui através da paixão, quando canalizada, manifesta-se como devoção. Canalizando esta mesma energia novamente, ela manifesta-se como experiência espiritual . É por isso que os aspirantes espirituais amam a Deus em diversas manifestações. Algumas imagem dele como um pai, uma mãe, um filho, um amigo, marido ou amante. Desta forma, eles podem sublimar a forma da sua energia emocional e até mesmo transformar a energia primária em uma experiência divina.




Propensões Psíquicas do Swadhisthana

Em um nível mais elevado, swadhisthana funciona como a chave para bindu. Este é o ponto onde o primeiro som origina. Qualquer despertar em swadhisthana é simultaneamente transportado até bindu, onde é vivido sob a forma do som no organismo, que é um importante atributo psíquico deste chakra.

De acordo com os textos Tântricos, existem muitas outras inclinações psíquicas adquiridas através do despertar de swadhisthana chakra. Estas incluem: perda do medo da água, despertar do conhecimento intuitivo, a consciência de entidades do astral, e faculdade de não desejar nada para si próprio ou para outrem.

Deve ser lembrado que até swadhisthana, a consciência ainda não está purificado. Devido à ignorância e confusão, os poderes psíquicos despertados neste nível são muitas vezes acompanhados atributos mentais maléficos. O que acontece aqui, quando o aspirante tenta manifestar ou expressar-se através da mediunidade é o meio mais frequente que o transforma num veículo de uso pessoal e inferior ao invés de inclinado para o divino.

O montante da essência está presente – o despertar de Kundalini não é uma tarefa difícil, mas ir além de swadhisthana, é. Porque você deve melhorar o contexto geral de sua vida psico-emocional. Depois de passar por swadhisthana você não terá de enfrentar qualquer traumas explosivo novamente, mas haverá outras dificuldades mais à frente. É improvável Kundalini descer novamente, pois destina-se a seguir em frente, mas os problemas que irá enfrentar estarão relacionados com os siddhis, e eles são mais difíceis de dominar.

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