sábado, 9 de maio de 2009

Anahata Chakra


Anahata Chakra







Em Kundalini Yoga, Anahata chakra é um centro de grande importância. Isto porque apesar do despertar de manipura ser constante, Kundalini tem que permanecer no Anahata por bastante tempo.
Diz-se que, na presente era, a consciência da humanidade está passando por um fase de Anahata. Isso significa que em muitas pessoas Anahata chakra começou a funcionar, mas existe uma diferença entre funcionamento e despertar. Na maior parte das pessoas, não está totalmente Anahata ativo, mas funciona ligeiramente. Muladhara por outro lado é muito ativo e quase desperto, na maioria das pessoas hoje.
A palavra Anahata realmente significa 'insubstituível ou imbatível'. E este centro é conhecido como tal devido à sua relação com o coração, que palpita, pulsando ou vibrando num imbatével ritmo constante. Diz-se em muitas das escrituras que existe um som, que não é física e nem empírica, que é de natureza transcendental, e este som é infindável e ininterrupto da mesma forma que o coração bate fielmente e continuamente desde antes do nascimento até a morte.

A localização ponto

Anahata chakra está situado na coluna vertebral na parede interna, diretamente por detrás do centro do peito. O kshetram está no coração, e embora Anahata seja conhecido como o centro do coração, isto não deve ser mal interpretado como significando o coração biológico, a força muscular que bomba dentro do peito. Embora o seu componente fisiológico cardíaco seja o plexo de nervos, a natureza deste centro está muito além da dimensão fisiológica.
Em Yoga o centro do coração também é conhecido como hriday-Akasha, que significa “o espaço dentro do coração onde reside pureza ". Este chakra é um centro muito delicado, pois está diretamente relacionado com a parte do cérebro que é responsável por toda a criatividade das ciências e das artes plásticas, como pintura, dança, música, poesia, etc.

Simbologia Tradicional

Apesar da maioria dos textos Tântrico dizerem que Anahata é de uma cor brilhante carmesim, como a da flor bandhuka, a minha experiência é que é da cor azul. Tem doze pétalas e sobre cada uma tem uma lestra escrita em vermelhão: kam, kham, gam, gham, anga, cham, chham, jam, jham, nyam, tam e tham.
A região interna tem a forma hexagonal, que representa o elemento ar, vayu tattva. Ele é composto por dois triângulos entrelaçados, simbolizando a união de Shiva e Shakti. O triângulo invertido é o símbolo da criatividade, Shakti, e o triângulo na vertical representa a consciência, ou Shiva. O veículo, localizado no interior do hexágono, é um antílope preto, que é conhecido pela sua vigilância e pés ligeiros. Acima está situado o bija mantra
yam, que é de cor cinza escuro. Dentro do bindu deste mantra preside o Deva Isha (Senhor que vive em todas as formas), que é brilhante como o sol. Com ele esta a Devi Kakini (benfeitora de todos), que é de cor amarela, tem três olhos, e quatro braços auspiciosos e erguidos.
No centro do pericarpo do lótus tem um triângulo invertido, em que arde o akhanda jyotir, incentilável chama eterna, representando o jivatma, ou alma individual. Alguns dos textos Tântrico dizem que existe um shivalinga dentro do triângulo. É chamado de bana Linga e está brilhando como ouro.
Abaixo do principal Anahata lótus tem um lótus secundário com pétalas vermelhas, que contêm o Taru kalpa ou árvore dos desejos. Muitos santos têm recomendado a visualização de Taru kalpa ou ainda de um lago dentro do hexágono de Anahata. Sobre este lago, há uma bela lótus azul. Você pode já ter visto este símbolo porque vários ashrams e missionários espirituais o utilizam.
Anahata pertence a maha loka, o primeiro plano dos imortais. Seu vayu é Prana, que passa através do nariz e da boca, e seus tanmatra está no sentido do tato. O gyanendriya é a pele e os karmendriya são as mãos. Anahata chakra representa manomaya Kosha, o controle da mente e das emoções.
Vishnu Granthi, o segundo nó psíquico, está localizado no centro deste coração. Representa a escravidão do apego emocional, a tendência para viver uma vida de tomada de decisões baseada na força das emoções e sentimentos, e não em função da busca espiritual. Desatando Vishnu é granthi é como harmonizar as emoções e engrandecê-las, em vez de opor-se ao despertar espiritual.
Diz-se que quem medita sobretudo sobre o lótus do coração é, entre os yogues, adorado pelas mulheres. Ele se torna preeminentemente sábio e cheio de ações nobres. Seus sentidos ficam completamente sob controle e a sua mente pode permanecer absorta em intensa concentração. Seu discurso é inspirado e ele tem a capacidade de entrar no corpo dos outros à vontade.




Destino e Livre-arbítrio

Nas escrituras Tântricas diz-se que Anahata chakra é onde os pensamentos e desejos do indivíduo se materializam e se cumprem. Existem basicamente duas formas de pensar - dependentemente e independentemente. Até manipura chakra a primeira abordagem é verdadeira, mas uma vez que Shakti penetra em Anahata, a segunda abordagem tem precedência.
Isto significa que, enquanto a consciência estiver centrada nos chakras inferiores, você continuará a ser totalmente dependente do que você já está desfrutando, o seu destino ou destino. Isso é chamado prarabdha karma. Mesmo ao despertar os chakras inferiores não se pode fazer muita diferença. Uma vez que a consciência ascende através de manipura chakra, você se torna mestre de algumas das situações de vida, mas você ainda está influenciado e obrigado pelo seu prarabdha karma. Você sabe que você pode escapar, mas não sabe como.
Os chakras inferiores pertencem ao mundo empírico do corpo, da mente e dos sentidos. Pessoas que aceitam como inevitável o seu destino ainda não transcenderam muladhara e swadhisthana chakras. Manipura ainda é considerado terreno, ainda que se encontre no fronteira entre os planos mortal e imortal. Aqueles que moldam ativamente os seus próprios destinos através da força de vontade canalizada em um sentido positivo, levando-o à realização e concretização, estão no reino de manipura.
Anahata Chakra está quase completamente além destas dimensões empíricas. Aqui, a pessoa percebe que o destino é, obviamente real, mas ainda pode ir para uma além de seus ditames. É como atirar algo no céu. Se você é capaz de lançar aquele objeto diretamente para fora da campo gravitacional e, em seguida ele deixara de ser puxado para a terra por forças magnéticas. Assim como um foguete é lançado em enorme velocidade, de modo a ir além da atração gravitacional da Terra, do mesmo modo a consciência é acelerada em anahata a velocidade de livre-arbítrio a fim de transcender a atração de samskaras latente.
É só quando você atingir Anahata chakra que você se torna um Yogue. Até então, se você está em muladhara, swadhisthana ou manipura, você é um praticante de yoga. Em Anahata você se torna um Yogue porque você está completamente estabelecido na consciência yoguica e detem exclusivamente poder sobre a sua própria consciência e não sobre tudo o que é externo ou concernente à crença.


Realização do Desejo

No Anahata Chakra, a liberdade de escapar de um destino predestinado para determinar seu próprio destino se torna uma realidade. De acordo com os tantras, na raiz de Anahata existe uma árvore que realiza os desejos, conhecida como a kalpa Taru ou kalpa vriksha. Quando esta árvore começa a fecundar, o que você pensa ou deseja torna-se verdadeiro. Normalmente, temos muitos desejos, mas eles raramente são mais do que o um devaneio. No entanto, se todos fossem se tornar realidade, gostaria de perguntar rapidamente se queremos que todos os nossos desejos sejam realizados. A maioria das pessoas preferem depender da sorte em vez de assumir a responsabilidade de criar seu próprio destino, e assim deveriam. Existe uma bela história, que é frequentemente contada para ilustrar isto:
“Uma vez um jovem estava sentado debaixo de uma árvore. Ele estava se sentindo muito cansado e queria tomar uma bebida. Então ele pensou em um riacho claro, e logo ele ouviu o gotejamento de água fluindo ao lado dele. Depois de beber um pouco de água, ele pensou que gostaria de ter um pouca comida para satisfazer sua fome, e apareceu ao lado dele também. Então, como ele estava se sentindo cansado e pensou em repousar, logo apareceu diante dele uma bela cama de casal, e ele passou a dormir. O homem insensato não sabia que tinha ido descansar debaixo da árvore da realização dos desejos. À noite quando ele acordou, o sol já tinha diminuído e noite já estava firme. Ele se levantou e o pensamento veio a sua mente: ‘Oh, está terrivelmente escuro, talvez os tigres venha e me comam’, e assim eles fizeram”.
Isto é o que pode acontecer a qualquer um que desperta a realização do desejo sem preparação adequada. Se a consciência desperta em Anahata, mas você não conhece os poderes de sua mente, ou se você possuir atitudes negativas, pessimistas e abordagens sombrias na vida, apreensões, medos e muitas outras tendências mentais negativas e, em seguida, você imediatamente cai presa deles. Se isto acontecer, corre o risco da possibilidade de cair por trás de Anahata. E se você cair de Anahata, não há praticamente nenhuma chance de fazer um segundo começo. Para evitar uma queda, neste momento, é necessário sempre ser tão alerta como um antílope, que é sensível a tudo e a cada som. O antílope é o veículo de Anahata, por esta razão, não é o símbolo da agitação, mas de alerta.
Quando o que você deseja é chegar na verdade, isso te faz muito feliz, mas ao mesmo tempo, é necessário analisar constantemente a sua atitude perante a você e outros. Você tem que ter muito cuidado de pensamentos duvidosos. Por exemplo, se você desenvolver um pouco de palpitações do coração e pensar: “Talvez eu esteja desenvolvendo angina pectoris", ou uma dor no do abdome e pensar: “Agora eu tenho apendicite ou doença na vesícula ", tais pensamentos podem trazer muitos problemas e transtornos na sua caminhada. Você também deve se proteger contra dúvidas sobre os outros: "Talvez esse homem seja meu inimigo", "Meu filho está doente, talvez ele morra”, “Meu amigo não contatou-me, ele deve ter sofrido um acidente”. É importante firmar um alerta sobre as tendências mentais e controlar as fantasias da mente. Todos os tipos de reflexões acerca do corpo, filhos, esposa, família, monetária, social, situações econômicas ou políticas vêm até nós o tempo todo. Se Kundalini está adormecida, estes pensamentos não têm poder, mas quando Kundalini desperta no Anahata chakra, todos estes pensamentos de repente se tornam realidade. A menos que nós estejamos sempre alerta, nesta fase, vamos colocar nossas próprias mãos destrutivas sobre a nossa cabeça. No texto Tântrico Saundarya Lahari, este processo de realização do desejo está descrito adequadamente como o chintamani, ou jóia da realização do desejo. Aqui chinta aplica-se ao "processo do pensamento seletivo" e manifesta a "jóia ". Portanto, chintamani significa a "jóia do correto pensamento positivo". Neste texto, Anahata é descrito como o jardim do devas. No centro tem um pequeno lago no interior divino que é o chintamani. Não é necessário obter esta jóia, enquanto você pode perceber a sua proximidade isto é suficiente, então o que você pensar torna-se verdadeiro.

Desenvolver uma nova forma de pensar

Quando Anahata chakra floresce e desperta, você deve ter muito bom sangha, ou associações. Você nunca deve se misturar com pessoas que dependem da sorte. De preferência, você deve sempre se associar com aqueles que dependem da fé. Você deve ter inabalável fé na força de sua própria vontade. Mesmo em face da enorme disparidade, deve ser inflexível. Então você vai ter sucesso. Vontade nunca é o resultado da sugestão. Se estiver doente e você disser uma centena de vezes, "Estou bem, estou bem, estou bem ...”, isto é chamado de auto-sugestão. Não é vontade. Vontade é algo mais do que isso. "Mesmo que meu filho sofra a pior doença e a ciência médica declare que ele está prestes a morrer, eu sei que ele não vai”.
Esta é a forma como você tem que pensar e usar a sua vontade. A primeira preparação, pois, no que respeita ao despertar Anahata é para alterar toda a sua forma de pensar. Se você é o tipo de pessoa cujos pensamentos e desejos frequentemente se tornar realidade, mesmo quando as condições parecem opostas a esse resultado, então é necessário desenvolver uma certa prudência, juntamente com uma nova maneira de pensar.
Você deve tornar-se extremamente otimista e positivo, sempre cheio de esperança. Você nunca deve habitar na negatividade da mente. Fisicamente, mentalmente e espiritualmente, você deve estar completamente em paz consigo mesmo, com pessoas de fora e com toda a comunidade em geral. Ainda que o mundo esteja cheio de conflitos, contradições e profundas animosidades, você tem que sempre sentir profunda paz em todo o seu ser. Nunca seja negativo sobre qualquer situação na vida. Mesmo se você conhecer um assassino, ou um jogador desesperado pervertido, para você ele seerá um homem bom. Cada situação é boa para você e o futuro será sempre brilhante. Em todas estas circunstâncias assim deve ser a sua atitude. Não faz diferença se você está no meio da pobreza, do sofrimento, da doença, dos conflitos, do divórcio, das crises emocionais e discórdia. Tudo isso é uma parte do bom, pois você o aceita.
Você tem que pensar um só pensamento firme, "O mundo inteiro está em mim”, ou “Eu estou em todos". Quando você for capaz de desenvolver este tipo de atitude universal, Kundalini vai brilhar adiante e perfurar o quinto chakra - vishuddhi, o centro da imortalidade. Esta é a importância e o significado de Anahata. Talvez o melhor mantra para o centro do coração seja Оm Shanti. "Om" é a vibração cósmica universal que permeia toda a criação e “Shanti” significa a paz.

Amor sem expectativas

Anahata chakra desperta no cérebro refinando as emoções e seu despertar é caracterizado por um sentimento universal de amor ilimitado por todos os seres. Claro que existem muitas pessoas no mundo que praticam bondade e caridade, mas eles têm egoísmo.
Sua caridade não é uma expressão espiritual e de compaixão do Anahata chakra, ele é compaixão humana. Quando você tem compaixão humana você abrir hospitais e centros de alimentação ou então, dar roupas, dinheiro e medicina por caridade, mas é caridade humana. Como podemos ver a diferença entre caridade humana e caridade espiritual? Na caridade humana, há sempre um elemento de egoísmo. Se eu quiser fazer-te um hindu dando-lhe coisas, esta é uma manifestação da caridade humana. Ou se eu quiser fazer-te meus seguidores eu posso mostrar-lhe uma grande bondade, mas a bondade humana. No entanto, quando Anahata desperta todas as suas ações são controladas e governadas por altruísmo e você desenvolve compaixão espiritual. Você entende que o amor não envolve negociação, é livre de expectativa.
Toda forma de amor é contaminada pelo egoísmo, mesmo o amor que você tem com Deus, porque você está esperando alguma coisa Dele. Talvez, neste mundo, o amor com um mínimo de egoísmo é um amor de mãe. Claro que não é totalmente altruísta, mas porque o sacrifício de uma mãe é tão grande, seu amor tem um mínimo de egoísmo.
As qualidades de Anahata chakra podem ser despertadas por vários métodos. O símbolo da Anahata Chakra é um lótus azul, e no centro estão dois triângulos entrelaçados. Este lótus representa a abertura do coração do homem. Música, arte, escultura, literatura, poesia, todas estes subsídios são importantes para o desenvolvimento de Anahata Chakra. E quando Anahata abre, o sua compreensão sobre todos os seres muda muito. Há uma história sobre isto.
Na Índia, há uma peregrinação tradicional no qual sadhakas vão para norte até a fonte do Ganges, pegam um pouco de água lá e transportam-no em todo o continente ao sul da Índia. Aqui eles vão para um templo e derramam a água benta sobre um shivalingam. A distância que têm de cobrir nesta peregrinação é de quase 3.000 quilômetros.
Uma vez um santo tinha quase concluído esta peregrinação, e estava carregando uma vasilha cheia de água do Ganges. No momento em que ele entrou no recinto do templo, onde foi para o banho shivalingam, encontrou um burro que estava desesperadamente precisando de água. Imediatamente ele abriu o seu recipiente e deu água para o burro. Seus companheiros de viagem gritaram, "Ei, o que você está fazendo? Você trouxe essa água de tão longe para dar banho ao Senhor Shiva e quando chega aqui você o dá a um animal ordinário!" Mas o santo não viu dessa forma. Sua mente estava trabalhando em uma freqüência diferente e mais elevada.
Aqui está outro exemplo: uma vez Senhor Buda estava indo para um passeio à noite. Ele deparou-se com um homem velho e ficou muito comovido pelo sofrimento da velhice. Em seguida ele viu uma pessoa morta, e novamente ele ficou muito comovido. Quantas vezes é que vamos ver homens velhos? Será que ficaremos comovidos como ele ficou? Não, porque as nossas mentes são diferentes. O despertar de um chakra altera a frequência da mente e imediatamente influencia o nossos relacionamentos com as pessoas no dia-a-dia e o nosso ambiente.

Amor supera ego

Anahata chakra pode ser estimulado e despertado pela prática de bhakti yoga, em que não há lugar para uma consciência egoísta. Sua devoção pode ser por Deus ou guru. É fácil praticar a devoção por Deus, porque Ele não examina o seu ego, ou mesmo se Ele fizer, você não sabe. Mas quando você praticar a devoção ao guru, a primeira coisa que ele não faz é 'egodectomy'. Então, quando você dirige a sua devoção ao guru, tem muita dificuldade. Se você apenas visitar o seu guru de tempos em tempos, os problemas serão invisíveis, mas se você morar com ele, os problemas serão maiores. Por isso, muitas pessoas acham que é mais seguro ter um guru, que já não vive mais.
Não só ego é um obstáculo no caminho espiritual, como também o maior obstáculo para harmonia e cordialidade na família e na vida social. Portanto, a fim de tratar o ego lá vão dois caminhos muito importantes. Um é o karma Yoga e o outro é o bhakti yoga. O ego pode nunca ser removido pela persuasão intelectual. Ele nunca pode ser moderado ou eliminado a menos que você desenvolva a forma mais elevada de amor. Assim como o sol remove as trevas, o amor remove o ego. Esses dois nunca podem coexistir.
Então, a fim de induzir Anahata a despertar definitivamente devemos praticar bhakti yoga. Quando kundalini se estabelece no Anahata há absoluta devoção e até mesmo um ateu convicto muda. No entanto, o despertar de Anahata não é apenas um caminho para Deus ou guru, é também uma forma de unidade e harmonia plena na vida familiar. Portanto, na Índia, a maioria das mulheres hindu são iniciadas em bhakti yoga em uma tenra idade. Quando elas tem de quatro a seis anos de idade, são ensinadas a praticar a devoção ao deus Shiva, Krishna, Rama, Vishnu, Lakshmi, Durga e assim por diante, porque é mais fácil para as mulheres desenvolver o Anahata chakra. Por esta razão as mulheres também são aconselhadas a usar Anahata como o seu centro de meditação, considerando que os homens geralmente são aconselhados a concentrar-se em ajna chakra. Anahata é a sede do amor humano e a sede do amor divino. Elas não são duas coisas, mas são um e o mesmo.

Propensões psíquicas do Anahata Chakra

Antes do despertar do Anahata pode haver freqüente dor no peito ou irregulares funcionamento do coração, como pulso acelerado. No entanto, em vez de se sentir doente, a pessoa sente-se saudável e ativo e precisa de pouco sono. Obtém-se completo equilíbrio emocional e capacidade de comunicar-se externa como internamente. Vozes ou sons provenientes de outros reinos podem ser ouvidos, e sons excitantes ou sussurrantes e a música de um flauta pode ser experimentados.
O sadhaka pode tornar-se um inspirado poeta, artista ou cantor. Ele pode se manifestar clarividente / clairaudiente ou ter capacidade psicocinética, ou ele pode ser capaz de conquistar as pessoas pela imensidão do amor que ele emite. Uma pessoa que está em Anahata é geralmente muito sensível aos sentimentos dos outros e seu sentido de tato é altamente desenvolvido. Ele também tem a capacidade para curar os outros, quer por contato ou de sua própria energia espiritual ou pela mudança da energia das outras pessoas no efeito da cura. Muitas pessoas que realizam curas milagrosas o fazem através da aação do Anahata Chakra.
Com o despertar de Anahata, a pessoa desenvolve uma não-fixação pelas coisas mundanas e uma constante sensação de otimismo, entendendo-se que existem bons e maus, mas há também um mundo para além dessa dualidade. Após libertar-se do apêgo, a mente se torna relaxada, livre e pacífica. E com a descoberta da verdadeira liberdade, prazeres do dualismo da vida tornam-se inúteis.

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